Pular para o conteúdo principal

Smartphone, um autêntico tudo-em-um

Barbara Oliveira - 15/3/2010 - 20h49

O mundo está ficando mais móvel do que fixo. Um relatório recente da União Internacional de Telecomunicações indica que cerca de 4,6 bilhões de pessoas (67% da população mundial) são assinantes de alguma operadora de telefonia celular. As vendas de smartphones devem superar as de PCs até 2011, apostam os analistas de mercado, enquanto o próprio Google anuncia que vai dar mais ênfase nas buscas móveis e solicitou aos desenvolvedores de aplicativos para seguirem pelo mesmo caminho.

Impulsionado pelo iPhone e seus concorrentes BlackBerry, Samsung, Nokia, LG, HTC, Motorola – as principais marcas de smartphones –, o mercado de aplicativos móveis deu um salto em quantidade e em qualidade, e está cada vez mais disputado pelos fabricantes, desenvolvedores e operadoras de telefonia móvel. Segundo o Gartner, 173 milhões de smartphones foram comercializados no ano passado, 23,8% a mais do que no ano anterior. A tendência é de crescimento robusto em 2010, graças ao apelo desses aparelhos, que já possuem muitas das funções dos computadores, como acesso a e-mails, redes sociais, internet banking, produtividade e até automação de força de vendas.

Uma prova da importância desses aparelhinhos multifuncionais é que a canadense Research In Motion (RIM), conforme o DC divulgou na última sexta-feira, passará a produzir sua linha de smartphones BlackBerry no Brasil na unidade industrial da Flextronics, em Sorocaba.

Em 2009, os downloads de programinhas para os dispositivos móveis (uso pessoal, jogos, entretenimento, produtividade) movimentaram US$ 1,9 bilhão, segundo o instituto de pesquisas Research2Guidance, mas esse valor deve subir para US$ 15,6 bilhões em apenas quatro anos.

O interesse dos usuários por downloads dos programas para uso pessoal e profissional motivou as empresas a criarem suas apps stores (lojas de aplicativos) para o desenvolvimento e distribuição de produtos voltados para suas plataformas (iPhone, Android, Windows Mobile, Symbian, Blackberry, PalmOS).

O analista de Telecom da IDC, João Paulo Bruder, avalia que a partir de agora terá de ser definido um modelo de negócios para compartilhar as vendas dos produtos (a maioria ainda é gratuita, mas aos poucos os aplicativos começarão a ser cobrados). O faturamento deverá ser repartido entre desenvolvedores, fabricantes dos aparelhos e as operadoras responsáveis pelo tráfego. As teles também planejam abrir lojas próprias para download de soluções. A Vivo é a primeira a dispor de uma plataforma para incentivar os desenvolvedores a criarem soluções aos aparelhos vendidos por ela. No portal http://desenvolvedores.vivo. com.br, serão criados, testados e vendidos os aplicativos para os assinantes da Vivo.

Entre os produtos mais procurados pelos usuários de smartphones estão os de localização (mapas), utilitários, games, e-mail/messenger e produtividade. Eles podem ser baixados diretamente do celular ou pelo PC, para depois serem sincronizados com o aparelho. Mas, todos os smartphones já vêm repletos de aplicativos para tornar a vida do usuário mais fácil.

No mercado corporativo, a solução móvel de automação da força de vendas também está migrando dos antigos e pesados PDAs para o smartphone. Mas sua comercialização é feita sob demanda pelas empresas. Eles permitem mais mobilidade ao vendedor para checar preços, ver roteiros de vendas, históricos de compras, dar baixa no estoque e oferecer descontos.

Segundo a Distimo, empresa de análise do setor, a App Store (a loja da Apple) era a líder do mercado, em fevereiro, com 150 mil títulos disponíveis, sendo 25% gratuitos. A Android Market estava com 20 mil, e a Nokia Ovi com 6 mil. O quadro se completa com BlackBerry (4,8 mil); PalmOS (1,5 mil) e o Windows Mobile (com cerca de 700 programas) .

Serviço:

Onde baixar conteúdos para smartphones na web:
http://www.apple.com/iphone /apps-for-iphone/ (iPhone)
http://www.android.com/ market/ (Android)
http://br.blackberry.com/services/ appworld/download.jsp (BlackBerry)
http://www.getjar.com/ (várias plataformas)
http://www.handango.com/ (várias plataformas)
http://www.mobihand.com/ (várias plataformas)
https://store.ovi.com/ (Nokia)
http://www.softonic.com.br/ (várias plataformas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mal que a Corrupção causa a um país e um povo

Prezados leitores do Blog do Oscar, lendo o jornal BBC Brasil On Line me deparei com a seguinte matéria sobre a dificuldade encontrada por empreendedores em abrir e manter seus negócios na Rússia, país tomado pela corrupção e leis retrógradas que atravancam o desenvolvimento do país, e tiram o sossego e o sono de empresários. 
Ser empresário na Rússia virou profissão de risco para aqueles que se recusam a vender seus negócios a pessoas estranhas, pressionados por autoridades fiscais corruptas, que agem de forma descarada, achincalhando os empresários honestos que geram empregos, renda e pagam impostos. 
Vejam que coisa mais absurda! Leiam a matéria, reflitam, e que possamos ficar atentos para que o mesmo não venha a acontecer no Brasil.
Russo diz ter sido preso por se recusar a vender empresa Empresário tomou empréstimos e investiu para modernizar indústria
Fazer negócios na Rússia é reconhecidamente difícil. Mas em poucos lugares o empresário pode ser preso por não querer se desfazer do s…

Eu odeio a Oi Velox Lixo

Prezados leitores do Blog do Oscar, nunca odiei uma empresa tanto quanto estou odiando a Oi Velox nesse momento. Necessito da internet para desenvolver grande parte do meu trabalho e desde segunda-feira passada estou tendo problemas com a conexão da Oi Velox Lixo que teima em cair a todo momento.
Há alguns meses atrás, passei pelo mesmo problema! Abri uma reclamação na Oi Velox Empresarial mas, nem me deram satisfação! Abri outra reclamação na ANATEL mas, com essa foi pior ainda, até a presente data não obtive nenhuma resposta por parte das duas empresas. Abri reclamação no site Reclame Aqui, outra decepção! Como não obtive êxito, resolvi não mais reclamar e logo que o contrato vencer no mês de setembro próximo, não o renovarei. Buscarei outras alternativas de acesso à internet.
Como não tenho a quem recorrer, escrevo esse post para sentar o pau (no bom sentido), para desabafar, para mostrar a minha indignação com  essa empresa porcaria, de quinta categoria, bem como, para sentar o cace…

A FÁBULA DA GALINHA NA TERRA DA TRIBUTAÇÃO E DA SOLIDARIEDADE

Prezados leitores do Blog do Oscar, pesquisando em meus arquivos, encontrei essa pérola escrita por um amigo de profissão, que retrata muito bem a situação daqueles que vencem através da educação, do trabalho árduo, e que tem coragem de ser empreendedor no país da tributação, da corrupção, da malandragem, do jeitinho brasileiro, das mamatas, das falcatruas, do carnaval com suas mulheres quase nuas, da senvergonhice de alguns cidadãos e políticos, dos feriados, da cachaça, da cerveja, do futebol, dos políticos corruptos e bandidos, e por último, da vagabundagem que se estabeleceu em nosso tão amado país, chamado Brasil!
Leiam, ponderem e reflitam o texto abaixo! Estamos em ano eleitoral e precisamos acordar para os problemas que nos afligem todos os dias como cidadãos brasileiros! Principalmente, os impostos que tanto nos atormentam e que, como somos sabedores, a fatia maior do bolo de impostos, vai para o bolso dos políticos e funcionários privilegiados dos tres poderes. Nestas eleiçõe…