quinta-feira, 25 de março de 2010

Smartphone, um autêntico tudo-em-um

Barbara Oliveira - 15/3/2010 - 20h49

O mundo está ficando mais móvel do que fixo. Um relatório recente da União Internacional de Telecomunicações indica que cerca de 4,6 bilhões de pessoas (67% da população mundial) são assinantes de alguma operadora de telefonia celular. As vendas de smartphones devem superar as de PCs até 2011, apostam os analistas de mercado, enquanto o próprio Google anuncia que vai dar mais ênfase nas buscas móveis e solicitou aos desenvolvedores de aplicativos para seguirem pelo mesmo caminho.

Impulsionado pelo iPhone e seus concorrentes BlackBerry, Samsung, Nokia, LG, HTC, Motorola – as principais marcas de smartphones –, o mercado de aplicativos móveis deu um salto em quantidade e em qualidade, e está cada vez mais disputado pelos fabricantes, desenvolvedores e operadoras de telefonia móvel. Segundo o Gartner, 173 milhões de smartphones foram comercializados no ano passado, 23,8% a mais do que no ano anterior. A tendência é de crescimento robusto em 2010, graças ao apelo desses aparelhos, que já possuem muitas das funções dos computadores, como acesso a e-mails, redes sociais, internet banking, produtividade e até automação de força de vendas.

Uma prova da importância desses aparelhinhos multifuncionais é que a canadense Research In Motion (RIM), conforme o DC divulgou na última sexta-feira, passará a produzir sua linha de smartphones BlackBerry no Brasil na unidade industrial da Flextronics, em Sorocaba.

Em 2009, os downloads de programinhas para os dispositivos móveis (uso pessoal, jogos, entretenimento, produtividade) movimentaram US$ 1,9 bilhão, segundo o instituto de pesquisas Research2Guidance, mas esse valor deve subir para US$ 15,6 bilhões em apenas quatro anos.

O interesse dos usuários por downloads dos programas para uso pessoal e profissional motivou as empresas a criarem suas apps stores (lojas de aplicativos) para o desenvolvimento e distribuição de produtos voltados para suas plataformas (iPhone, Android, Windows Mobile, Symbian, Blackberry, PalmOS).

O analista de Telecom da IDC, João Paulo Bruder, avalia que a partir de agora terá de ser definido um modelo de negócios para compartilhar as vendas dos produtos (a maioria ainda é gratuita, mas aos poucos os aplicativos começarão a ser cobrados). O faturamento deverá ser repartido entre desenvolvedores, fabricantes dos aparelhos e as operadoras responsáveis pelo tráfego. As teles também planejam abrir lojas próprias para download de soluções. A Vivo é a primeira a dispor de uma plataforma para incentivar os desenvolvedores a criarem soluções aos aparelhos vendidos por ela. No portal http://desenvolvedores.vivo. com.br, serão criados, testados e vendidos os aplicativos para os assinantes da Vivo.

Entre os produtos mais procurados pelos usuários de smartphones estão os de localização (mapas), utilitários, games, e-mail/messenger e produtividade. Eles podem ser baixados diretamente do celular ou pelo PC, para depois serem sincronizados com o aparelho. Mas, todos os smartphones já vêm repletos de aplicativos para tornar a vida do usuário mais fácil.

No mercado corporativo, a solução móvel de automação da força de vendas também está migrando dos antigos e pesados PDAs para o smartphone. Mas sua comercialização é feita sob demanda pelas empresas. Eles permitem mais mobilidade ao vendedor para checar preços, ver roteiros de vendas, históricos de compras, dar baixa no estoque e oferecer descontos.

Segundo a Distimo, empresa de análise do setor, a App Store (a loja da Apple) era a líder do mercado, em fevereiro, com 150 mil títulos disponíveis, sendo 25% gratuitos. A Android Market estava com 20 mil, e a Nokia Ovi com 6 mil. O quadro se completa com BlackBerry (4,8 mil); PalmOS (1,5 mil) e o Windows Mobile (com cerca de 700 programas) .

Serviço:

Onde baixar conteúdos para smartphones na web:
http://www.apple.com/iphone /apps-for-iphone/ (iPhone)
http://www.android.com/ market/ (Android)
http://br.blackberry.com/services/ appworld/download.jsp (BlackBerry)
http://www.getjar.com/ (várias plataformas)
http://www.handango.com/ (várias plataformas)
http://www.mobihand.com/ (várias plataformas)
https://store.ovi.com/ (Nokia)
http://www.softonic.com.br/ (várias plataformas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque votarei no Jair Messias Bolsonaro

Prezados leitores, há muito tempo venho observando os políticos e procurando um bom motivo para não votar em Jair Messias Bolsonaro!!! Aí...