quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Brasil tem carga tributária maior que a da Suíça e IDH comparável ao do Cazaquistão

Prezados leitores do Blog do Oscar, em ano de eleições, mais uma matéria que vale a pena conferir e merece ser avaliada com bastante critério, para que possamos avaliar melhor os candidatos que iremos escolher para administrar nossos estados e o Brasil nos próximos quatro anos. Leiam a matéria e comentem!

A Receita Federal acabou de divulgar os dados referentes à arrecadação tributária em 2009. Mesmo com a desoneração do setor produtivo no período da crise financeira, que gerou uma redução de 2,61% no recolhimento de impostos durante o ano analisado, o índice continua alto. Segundo o órgão, o valor pago em impostos no ano passado foi equivalente a 33,58% do PIB nacional, porcentagem maior que em economias desenvolvidas, como Suíça (29,4%), Canadá (32,2%) e Estados Unidos (26,9%). Em contrapartida, a qualidade de vida do brasileiro, apesar da leve melhora registrada nos últimos anos, ainda é comparável à de países como Cazaquistão, Albânia e Dominica.

O relatório apresentado pela Receita nessa última quinta-feira (2) apresenta a carga tributária brasileira de 2009 e a compara com os índices de diversos países. Foram levados em conta dados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), atualizados em 2008.

Segundo o subsecretário de Tributos e Contenciosos da Receita Federal, Sandro de Vargas Serpa, "países que têm o perfil mais ligado ao atendimento de forte demanda social à população notadamente têm uma carga tributária bruta maior. O Brasil se encontra no meio desse caminho", afirmou.

Na prática, entretanto, a arrecadação maior do Estado não tem, historicamente, se convertido em benefícios reais para os cidadãos na mesma proporção. Enquanto a carga tributária brasileira é uma das maiores do mundo, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é apenas o 75º. Para se ter uma ideia, o Canadá e a Suíça, que têm cargas tributárias inferiores à do Brasil, ocupam, respectivamente, o quarto e o nono lugar no ranking, segundo dados de 2007.

Na América Latina, apesar da liderança política e econômica, o Brasil tem IDH inferior ao de países como Chile, Argentina, Uruguai e Cuba.

ACORDA BRASIL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sorteio de R$150,00 – você só precisa comentar!

Taí uma bela oportunidade ganhar R$ 200,00 com programas de afiliados!!! Acessem o link abaixo e vejam as regras para concorrer ao prêmio!!!...