segunda-feira, 18 de outubro de 2010

O Peso dos Impostos nos Ombros dos Pobres

Prezados leitores do Blog do Oscar, a revista Exame publicou uma matéria comparando a carga tributária no Brasil no período de 2004 a 2008 e o peso dos impostos sobre os ombros dos pobres. Leiam, ponderem sobre o assunto e comentem!

Sabemos que o governo Lula criou uma série de programas sociais no sentido ou pelo menos na intenção de reduzir a pobreza, combater as desiguldades sociais e promover a distribuição de renda no Brasil. No entanto, no campo tributário o governo fez exatamente o contrário.

De acordo com o estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA, no período de 2004 a 2008 o aumento da carga de impostos que era de 33% foi para 36% do Produto Interno Bruto. Segundo o estudo, o aumento de impostos foi maior para os mais pobres do que para os mais ricos, o que elevou as desigualdades.

Enquanto os que ganham mais passaram a trabalhar 106 dias por ano para pagar os tributos, os que ganham menos passaram a dedicar 197 dias para alimentar o leão voraz. O aumento da carga tributária de 2004 a 2008 foi de 5,1% para quem ganha até 2 salários mínimos e de 2,7% para quem ganha mais de 30 salários mínimos.

Com relação ao aumento da carga de trabalho para pagar impostos, para quem ganha até 2 salários mínimos, trabalhou 178 dias em 2004  e 197 dias em 2008, ou seja, trabalhou 19 dias a mais em 2008 para pagar impostos. Já para quem ganha mais de 30 salários mínimos, trabalhou 96 dias em 2004 e 106 dias em 2008, trabalhou apenas 10 dias a mais.

Para um governo que se diz "dos pobres" é de admirar que os pobres paguem mais impostos que os ricos! Afinal, o que seria dos ricos se não fosse os pobres? Tudo falácia e bravata de um governante que afirma defender os pobres, que se auto-intitula o "pai dos pobres" e se Dilma Roussef ganhar as eleições, será intitulada a "mãe dos pobres", realmente é de admirar que os pobres paguem mais impostos! Enquanto isso, a Receita Federal continua batendo recordes de arrecadação às custas dos mais pobres para bancar a farra desses corruptos do governo.

Enquanto isso, o governo sequer fala em promover a Reforma Tributária para aliviar a carga de impostos sobre os pobres e a classe média. Um governo que tem maioria de votos nas duas casas legislativas, não foi capaz de promover a Reforma Tributária. Também não foi capaz de diminuir os gastos públicos e a Dívida Interna do Brasil e nem sequer fala em diminuir e cortar gastos. A farra continua até o presidente Lula entregar a faixa presidencial ao próximo presidente. Se a candidata Dilma Roussef guerrilheira ganhar, a situação tende a se agravar.

ACORDA BRASIL!!! DESPERTA GIGANTE ADORMECIDO!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque votarei no Jair Messias Bolsonaro

Prezados leitores, há muito tempo venho observando os políticos e procurando um bom motivo para não votar em Jair Messias Bolsonaro!!! Aí...