terça-feira, 16 de novembro de 2010

Entenda o Caso Panamericano I

Prezados leitores do Blog do Oscar, não querendo puxar a sardinha para meu lado pelo fato de ser Contador, mas, pelo fato do artigo interessar a todos os leitores que gostam de finanças, contabilidade, economia e assuntos ligados aos temas citados. Portanto, reproduzo abaixo um interessante artigo publicado no Blog do Prof. Stephen Kanitz sobre o Caso do Banco Panamericano do empresário Sílvio Santos. Vale a pena ler, ponderar sobre o assunto e comentar!

Como é possível alguém comprar um Banco e somente um ano depois descobrir uma fraude de mais de 2 bilhões de reais?

Muito simples. Por mais de 60 anos, negligenciamos os cursos de Auditoria, Fiscalização, Controladoria, e Compliance no Brasil. Não temos sequer uma Faculdade de Auditoria no país.

Durante a ditadura militar tivemos um desmonte generalizado dos cursos de Auditoria e Contabilidade, em detrimento de um aumento colossal dos cursos de Economia, pelo poder que os economistas tiveram durante a ditadura. O Prof. Delfim Netto, da própria FEAUSP, foi o czar supremo da Economia na época militar. Mais que natural, puxou a sardinha para o lado de sua profissão, que ocupou quase todos os espaços, inclusive no jornalismo.

Vejamos o caso da Faculdade de Economia e Administração da USP.

Em 1964, a FEAUSP possuía 5 Departamentos: Economia, Administração, Administração Pública, Contabilidade e Auditoria, e Atuária (que ensina gestão financeira de Fundos de Pensão).

A grosso modo, cada departamento ou curso deveria ter 20% do orçamento global da Faculdade.

Em 1990, quando fui chefe do Departamento de Contabilidade, o orçamento já estava dividido assim:

Economia 53%
Administração 25%
Administração Pública 8% ( Negativo 12% )
Auditoria e Contabilidade 9%. ( Negativo 11% )
Atuária 5%. ( Negativo 15% )

Além de terem tirado o nome da Contabilidade da sigla da Faculdade.

Como o Estatuto da FEAUSP estava sendo renovado, propus que em 10 anos as porcentagens originais, com desvio de 3% para mais ou para menos, fossem de novo respeitadas. Fui obviamente trucidado pelos economistas da USP, que falam mal de mim desde então, apesar de que simplesmente queria melhorar este país.

Provavelmente, temos hoje 400 escolas de Economia para formar um bom Ministro da Fazenda, e não temos Faculdades de Auditoria para formar algo em torno dos 400.000 auditores, fiscais, controlers, gerentes de compliance, de que o Brasil precisa.

Aceito contestarem ambos os números, mas qualquer que sejam os dois números, não se preocupar com o que acabo de dizer é o grande problema deste país.

Explica por que nossa administração pública é carente. Porque nossos fundos de pensão são pouco geridos. Porque este país é mal auditado, por falta de auditores.

O escândalo do Panamericano não é o rombo, o escândalo é que durante a ditadura militar desmontamos todos os mecanismos de controle da sociedade, o óbvio numa ditadura, e desde o fim da ditadura ninguém se preocupou com o assunto, com exceção deste Blog.

Ou seja, nada vai mudar porque a própria imprensa, como a ditadura militar, não quer tocar sobre o assunto de auditoria, fiscalização, compliance, conselho editorial, feedback, ombudsman e controle de qualidade.

Acham que isto seria cercear a sua liberdade de ignorar fatos importantes que aconteceram no Brasil como este.

Vale a pena consultar http://pt.wikipedia.org/wiki/Faculdade_de_Economia especialmente a parte de Alumni, para ver quem eles consideram alunos importantes, e quem eles consideram fracassados e não dignos de serem mencionados. Não há nenhum auditor ou administrador bem sucedido, segundo os critérios da FEAUSP.

ACORDA BRASIIILLLLLLLLLLLLLLL!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque votarei no Jair Messias Bolsonaro

Prezados leitores, há muito tempo venho observando os políticos e procurando um bom motivo para não votar em Jair Messias Bolsonaro!!! Aí...