sexta-feira, 25 de março de 2011

2 Lições de Planejamento que aprendi com Garrincha

Prezados leitores do Blog do Oscar, devemos tirar lições positivas de tudo que acontece em nossa vida, a matéria abaixo foi tirada do Blog Saia do Lugar, endereço www.saiadolugar.com.br e mereçe ser lida. 
Apesar da habilidade contestável, sou um grande entusiasta do futebol. Com destaque para o jogo bonito e extremamente eficaz do glorioso Bahia, que finalmente está de volta à série A.
De qualquer forma, hoje vou falar sobre as lições aprendidas com 2 histórias que ouvi sobre o ídolo de outro clube, Manoel Francisco dos Santos, o famoso Garrincha.
garrincha e empreendedorismo
Olha a cara de maroto do indivíduo
História 1
No treino logo antes de um jogo da seleção o técnico fala para Garrincha:
- Garrincha, é o seguinte. Você pega a bola pelo canto, entra na área, dribla o zagueiro russo e toca pro Vavá fazer o gol.
Eis que então, com grande sabedoria e espírito de planejador, Garrincha responde:
- Tudo bem professor. Mas você também combinou isso com o zagueiro russo?
Moral da história: Planejar é fundamental, mas não conte com o que não está sob sua influência direta.
História 2
Em outro treino, o técnico passa as instruções para Garrincha:
- Garrincha, é o seguinte. Você pega a bola na intermediária, dribla o Joãozinho, entra na área e chuta no canto esquerdo pra fazer o gol.
Em certo momento do jogo Garrincha pegou a bola na intermediária e partiu pra área. Nisso, ele driblou o primeiro zagueiro e saiu da área. Foi em direção ao segundo zagueiro, o driblou e saiu da área. Depois, ele ainda fez questão de driblar o volante para só então entrar na área e fazer o gol.
Já no vestiário, o técnico comenta:
- Po Garrincha, bacana o que você fez, foi um golaço. Mas por que você enrolou tanto para fazer o gol?
Eis que então, Garrincha responde:
- Professor, você me falou pra driblar o Joãozinho e depois fazer o gol. Como eu não sabia qual deles era o Joãozinho, preferi driblar os 3 só pra garantir.
Moral da história: Missão dada, missão cumprida.
Conclusão
Logicamente não posso afirmar que de fato esses diálogos ocorreram e não podemos levar essas lições ao pé da letra, mas quem precisa lidar diariamente com a diferença entre o plano e a realidade com certeza se identifica com essas situações.
Como diria nosso amigo Gustavo Caetano, se o terreno estiver diferente do mapa, siga com o que você está vendo no terreno.
Abraços,
Millor Machado (driblando a concorrência e partindo pro gol)
P.S: O primeiro clube que Garrincha jogou foi o Esporte Clube Pau Grande, na sua cidade natal, Magé-RJ. Fica a dica pra aqueles que gostam de enxergar o duplo sentido nas coisas.
P.S.2: O Esporte Clube Pau Grande chegou a participar da 3a divisão do campeonato carioca, mas apesar dos esforços, o Pau Grande não conseguiu subir.
Autor: Millor Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Porque votarei no Jair Messias Bolsonaro

Prezados leitores, há muito tempo venho observando os políticos e procurando um bom motivo para não votar em Jair Messias Bolsonaro!!! Aí...