Pular para o conteúdo principal

2 Lições de Planejamento que aprendi com Garrincha

Prezados leitores do Blog do Oscar, devemos tirar lições positivas de tudo que acontece em nossa vida, a matéria abaixo foi tirada do Blog Saia do Lugar, endereço www.saiadolugar.com.br e mereçe ser lida. 
Apesar da habilidade contestável, sou um grande entusiasta do futebol. Com destaque para o jogo bonito e extremamente eficaz do glorioso Bahia, que finalmente está de volta à série A.
De qualquer forma, hoje vou falar sobre as lições aprendidas com 2 histórias que ouvi sobre o ídolo de outro clube, Manoel Francisco dos Santos, o famoso Garrincha.
garrincha e empreendedorismo
Olha a cara de maroto do indivíduo
História 1
No treino logo antes de um jogo da seleção o técnico fala para Garrincha:
- Garrincha, é o seguinte. Você pega a bola pelo canto, entra na área, dribla o zagueiro russo e toca pro Vavá fazer o gol.
Eis que então, com grande sabedoria e espírito de planejador, Garrincha responde:
- Tudo bem professor. Mas você também combinou isso com o zagueiro russo?
Moral da história: Planejar é fundamental, mas não conte com o que não está sob sua influência direta.
História 2
Em outro treino, o técnico passa as instruções para Garrincha:
- Garrincha, é o seguinte. Você pega a bola na intermediária, dribla o Joãozinho, entra na área e chuta no canto esquerdo pra fazer o gol.
Em certo momento do jogo Garrincha pegou a bola na intermediária e partiu pra área. Nisso, ele driblou o primeiro zagueiro e saiu da área. Foi em direção ao segundo zagueiro, o driblou e saiu da área. Depois, ele ainda fez questão de driblar o volante para só então entrar na área e fazer o gol.
Já no vestiário, o técnico comenta:
- Po Garrincha, bacana o que você fez, foi um golaço. Mas por que você enrolou tanto para fazer o gol?
Eis que então, Garrincha responde:
- Professor, você me falou pra driblar o Joãozinho e depois fazer o gol. Como eu não sabia qual deles era o Joãozinho, preferi driblar os 3 só pra garantir.
Moral da história: Missão dada, missão cumprida.
Conclusão
Logicamente não posso afirmar que de fato esses diálogos ocorreram e não podemos levar essas lições ao pé da letra, mas quem precisa lidar diariamente com a diferença entre o plano e a realidade com certeza se identifica com essas situações.
Como diria nosso amigo Gustavo Caetano, se o terreno estiver diferente do mapa, siga com o que você está vendo no terreno.
Abraços,
Millor Machado (driblando a concorrência e partindo pro gol)
P.S: O primeiro clube que Garrincha jogou foi o Esporte Clube Pau Grande, na sua cidade natal, Magé-RJ. Fica a dica pra aqueles que gostam de enxergar o duplo sentido nas coisas.
P.S.2: O Esporte Clube Pau Grande chegou a participar da 3a divisão do campeonato carioca, mas apesar dos esforços, o Pau Grande não conseguiu subir.
Autor: Millor Machado

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mal que a Corrupção causa a um país e um povo

Prezados leitores do Blog do Oscar, lendo o jornal BBC Brasil On Line me deparei com a seguinte matéria sobre a dificuldade encontrada por empreendedores em abrir e manter seus negócios na Rússia, país tomado pela corrupção e leis retrógradas que atravancam o desenvolvimento do país, e tiram o sossego e o sono de empresários. 
Ser empresário na Rússia virou profissão de risco para aqueles que se recusam a vender seus negócios a pessoas estranhas, pressionados por autoridades fiscais corruptas, que agem de forma descarada, achincalhando os empresários honestos que geram empregos, renda e pagam impostos. 
Vejam que coisa mais absurda! Leiam a matéria, reflitam, e que possamos ficar atentos para que o mesmo não venha a acontecer no Brasil.
Russo diz ter sido preso por se recusar a vender empresa Empresário tomou empréstimos e investiu para modernizar indústria
Fazer negócios na Rússia é reconhecidamente difícil. Mas em poucos lugares o empresário pode ser preso por não querer se desfazer do s…

Eu odeio a Oi Velox Lixo

Prezados leitores do Blog do Oscar, nunca odiei uma empresa tanto quanto estou odiando a Oi Velox nesse momento. Necessito da internet para desenvolver grande parte do meu trabalho e desde segunda-feira passada estou tendo problemas com a conexão da Oi Velox Lixo que teima em cair a todo momento.
Há alguns meses atrás, passei pelo mesmo problema! Abri uma reclamação na Oi Velox Empresarial mas, nem me deram satisfação! Abri outra reclamação na ANATEL mas, com essa foi pior ainda, até a presente data não obtive nenhuma resposta por parte das duas empresas. Abri reclamação no site Reclame Aqui, outra decepção! Como não obtive êxito, resolvi não mais reclamar e logo que o contrato vencer no mês de setembro próximo, não o renovarei. Buscarei outras alternativas de acesso à internet.
Como não tenho a quem recorrer, escrevo esse post para sentar o pau (no bom sentido), para desabafar, para mostrar a minha indignação com  essa empresa porcaria, de quinta categoria, bem como, para sentar o cace…

A FÁBULA DA GALINHA NA TERRA DA TRIBUTAÇÃO E DA SOLIDARIEDADE

Prezados leitores do Blog do Oscar, pesquisando em meus arquivos, encontrei essa pérola escrita por um amigo de profissão, que retrata muito bem a situação daqueles que vencem através da educação, do trabalho árduo, e que tem coragem de ser empreendedor no país da tributação, da corrupção, da malandragem, do jeitinho brasileiro, das mamatas, das falcatruas, do carnaval com suas mulheres quase nuas, da senvergonhice de alguns cidadãos e políticos, dos feriados, da cachaça, da cerveja, do futebol, dos políticos corruptos e bandidos, e por último, da vagabundagem que se estabeleceu em nosso tão amado país, chamado Brasil!
Leiam, ponderem e reflitam o texto abaixo! Estamos em ano eleitoral e precisamos acordar para os problemas que nos afligem todos os dias como cidadãos brasileiros! Principalmente, os impostos que tanto nos atormentam e que, como somos sabedores, a fatia maior do bolo de impostos, vai para o bolso dos políticos e funcionários privilegiados dos tres poderes. Nestas eleiçõe…