Pular para o conteúdo principal

Infância Perdida

Prezados leitores do Blog do Oscar, assistindo aos telejornais da última quarta-feira, fiquei estarrecido com a reportagem que mostrou o quanto nossos políticos e governantes estão dando a mínima para o crescimento da criminalidade e delinquência desde seus primórdios, ou seja, desde as mais tenras idades.

A reportagem retratada pelos telejornais, mostrou um grupo de mais de 10 crianças com menos de 12 anos de idade que invadiram um hotel na zona sul de São Paulo e tentaram roubar um telefone celular de um hóspede. A polícia de SP deteu sete delas e encaminhou ao Conselho Tutelar, por se tratarem de menores com idade abaixo dos 12 anos. Diante da notícia veiculada em rede nacional pelos principais telejornais, a presidenta Dilma Rousseff  limitou-se apenas a publicar um texto do filósofo Renato Janine Ribeiro sobre os arrastões promovidos ultimamente por "meninos e meninas" menores de idade na cidade de São Paulo. O texto diz: "Mães e pais ausentes, estado omisso, gente sem futuro; isso devia estar sendo discutido, e não a Copa do Mundo, os aeroportos, sei lá o quê..."

Visitando os sites de notícias G1 da Rede Globo e o R7 da Rede Record, me deparo com as seguintes chamadas de notícias:
- Menores são acusados de atear fogo em dois ônibus na Paraíba;
- Vídeo mostra chute de aluno em diretora de escola em Minas Gerais;
- Polícia diz que oito adolescentes praticavam estupros em Mato Grosso;
- Rapaz é detido em Cuiabá ao assaltar posto de combustíveis com arma de uso restrito da Polícia Federal;
- Cinco jovens são acusados de abusar sexualmente jovem de 14 anos;
- A cada cinco infratores, um não possui o nome do pai nos documentos.

E por aí vai meus caros leitores, na maioria das chamadas de notícias, sempre há menores envolvidos em delitos e crimes. É assustador para uma nação o alto índice de delinquência juvenil! Nossas autoridades acham que uma Copa do Mundo é mais importante do que a quantidade de crianças e jovens que perdemos todos os dias para o crime, as drogas e a prostituição.

Sabemos que os motivos que levam nossas criança e jovens a enveredarem pelo mundo do crime são várias, vai desde a desintegração da família, passando por mães solteiras ainda na infância e adolescência, passando por pais sem estrutura nenhuma para desempenharem esse papel, problemas de alcoolismo e drogas entre um dos pais, mães solteiras abandonadas pelo homem que deveria ser o marido, o pai, o provedor da família, tendo que trabalhar fora de casa para poderem alimentar os filhos abandonados, deixando a educação dos filhos a cargo da escola, que também não possui preparo suficiente para tal tarefa e outros, entregues à própria sorte.

Nossos governantes não estão nem um pouco preocupados com o crescimento desses problemas sociais, não vejo nenhuma medida concreta sendo tomada no sentido de salvar essas crianças e jovens! O sistema correcional usado atualmente para recuperar essas crianças e jovens, ESTÁ FALIDO há muito tempo! O governo deveria construir escola em regime de tempo integral, fornecendo a essas crianças e jovens alimentação diária, ensino fundamental e médio concomitante com o aprendizado de uma profissão técnica, esporte, cultura e lazer, além de ajuda aos pais através do serviço de assistência social e psicológica, para que os pais não se sintam tão perdidos na educação de seus filhos.

O governo deveria retirar as crianças e jovens que estão nas ruas e em situação de risco, deveria desenvolver um trabalho de reeducação e ressocialização, mostrando a essas crianças e jovens o quanto eles são importantes para a comunidade, para o país em que vivem e para o mundo. Mostrar-lhes que, o presente e o futuro da comunidade, do país e do mundo, dependem deles, está nas mãos deles! Dessa forma, creio eu, as mazelas que sofremos e presenciamos diariamente, seriam minimizadas e as chamadas do noticiário envolvendo crianças e jovens não seriam tantas!  

Se nossos governantes não atentarem para esses problemas, de nada adianta construir milhares de centros de recuperação de crianças e menores infratores, de nada adianta construir milhares de delegacias, presídios e penitenciárias, isso seria apenas medidas paliativas, o que, vem sendo feito desde que tenho entendimento da vida. O Estatuto da Criança e do Adolescente precisa ser revisto e atualizado, o Código Penal, também precisa ser revisado e adequado à nova realidade do país. A menor idade precisa ser revista e atualizada para atender à nova realidade que vivemos.

Fica aqui registrado o meu alerta e minha opinião sobre o tema. "Os pequenos delinquentes de hoje, serão os bandidos de alta periculosidade de amanhã".

ACORDA BRASIL!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O Mal que a Corrupção causa a um país e um povo

Prezados leitores do Blog do Oscar, lendo o jornal BBC Brasil On Line me deparei com a seguinte matéria sobre a dificuldade encontrada por empreendedores em abrir e manter seus negócios na Rússia, país tomado pela corrupção e leis retrógradas que atravancam o desenvolvimento do país, e tiram o sossego e o sono de empresários. 
Ser empresário na Rússia virou profissão de risco para aqueles que se recusam a vender seus negócios a pessoas estranhas, pressionados por autoridades fiscais corruptas, que agem de forma descarada, achincalhando os empresários honestos que geram empregos, renda e pagam impostos. 
Vejam que coisa mais absurda! Leiam a matéria, reflitam, e que possamos ficar atentos para que o mesmo não venha a acontecer no Brasil.
Russo diz ter sido preso por se recusar a vender empresa Empresário tomou empréstimos e investiu para modernizar indústria
Fazer negócios na Rússia é reconhecidamente difícil. Mas em poucos lugares o empresário pode ser preso por não querer se desfazer do s…

A FÁBULA DA GALINHA NA TERRA DA TRIBUTAÇÃO E DA SOLIDARIEDADE

Prezados leitores do Blog do Oscar, pesquisando em meus arquivos, encontrei essa pérola escrita por um amigo de profissão, que retrata muito bem a situação daqueles que vencem através da educação, do trabalho árduo, e que tem coragem de ser empreendedor no país da tributação, da corrupção, da malandragem, do jeitinho brasileiro, das mamatas, das falcatruas, do carnaval com suas mulheres quase nuas, da senvergonhice de alguns cidadãos e políticos, dos feriados, da cachaça, da cerveja, do futebol, dos políticos corruptos e bandidos, e por último, da vagabundagem que se estabeleceu em nosso tão amado país, chamado Brasil!
Leiam, ponderem e reflitam o texto abaixo! Estamos em ano eleitoral e precisamos acordar para os problemas que nos afligem todos os dias como cidadãos brasileiros! Principalmente, os impostos que tanto nos atormentam e que, como somos sabedores, a fatia maior do bolo de impostos, vai para o bolso dos políticos e funcionários privilegiados dos tres poderes. Nestas eleiçõe…

Eu odeio a Oi Velox Lixo

Prezados leitores do Blog do Oscar, nunca odiei uma empresa tanto quanto estou odiando a Oi Velox nesse momento. Necessito da internet para desenvolver grande parte do meu trabalho e desde segunda-feira passada estou tendo problemas com a conexão da Oi Velox Lixo que teima em cair a todo momento.
Há alguns meses atrás, passei pelo mesmo problema! Abri uma reclamação na Oi Velox Empresarial mas, nem me deram satisfação! Abri outra reclamação na ANATEL mas, com essa foi pior ainda, até a presente data não obtive nenhuma resposta por parte das duas empresas. Abri reclamação no site Reclame Aqui, outra decepção! Como não obtive êxito, resolvi não mais reclamar e logo que o contrato vencer no mês de setembro próximo, não o renovarei. Buscarei outras alternativas de acesso à internet.
Como não tenho a quem recorrer, escrevo esse post para sentar o pau (no bom sentido), para desabafar, para mostrar a minha indignação com  essa empresa porcaria, de quinta categoria, bem como, para sentar o cace…